Videos sobre São José

Akathistos de São José Esposo da Mãe de Deus

O Hino Akathistos (que literalmente significa «estando de pé», porque se canta nesta posição) é o hino mariano mais famoso do Oriente cristão e, possivelmente, de toda a Igreja. Composto originalmente em grego no final do século V, é de autor desconhecido. Sua autoria é atribuída a diversos personagens, porém na há nenhuma prova concludente e possivelmente, seja melhor assim.
A estrutura métrica do texto original é de uma suma perfeição, de difícil tradução para outras línguas. As 24 estrofes que o compõem (umas mais longas, outras mais breves, alternadamente) se distribuem por igual em duas partes: uma evangélica e outra dogmática. A primeira parte representa a narração evangélica em uma série de quadros que vão desde a Anunciação de Maria até o Encontro de Maria com Simeão no templo de Jerusalém. A segunda parte expõe os principais artigos da fé mariana da Igreja: virgindade perpétua, maternidade divina, medianeira das graças celestiais.
O Hino Akathistos é comum a todos os cristãos de rito bizantino, ortodoxos e católicos. Constitui pois, uma antiga e solene ponte para a plena comunhão entre a Igreja do Oriente e do Ocidente.

O Akathistos de São José Esposo da Mãe de Deus foi composto por Pedro Kazański, professor da Academia Teológica de Moscou, que o criou no século XIX, como uma respondeu às necessidades espirituais de piedade popular. No texto se observa claramente a referência ao Evangelho de São Mateus e São Lucas, como também as referências a Protoevangelho de Tiago, a História de José Carpinteiro, e as obras de Epifânio Vida da Mãe de Deus. Forma e composição musical está enraizada na tradição de akathistos.

 

 

Conversa com São José: