Encontro Vocacional em Capinzal
Viemos partilhar um pouco da alegria do encontro vocacional que aconteceu nos dias 25 e 26 de março, na cidade de Capinzal do Norte, MA.
Eu, Ir. Zyta e Ir. Paula saímos na madrugada do sábado dia 25 para um encontro com a juventude de Capinzal. No caminho rezamos e contemplamos as maravilhas do Criador, parando inclusive perto de uma árvore chamada Angelim. Ficamos sabendo que o Angelim é uma árvore majestosa, extremamente decorativa, com altura de 50 a 60 m e com o tronco que mede de 100 a 180 cm de diâmetro, revestido de uma casca descamante. O contínuo desprendimento das cascas chega a formar grandes montes ao redor do tronco. É uma das maiores árvores da floresta amazônica. É magnifica, maravilhosa! E claro que fizemos algumas fotos com ela!
Chegando a Capinzal, um grupo de jovens nos esperava. Nos acolheram meio tímidos, mas logo quebramos o gelo com abraços. Depois nos levaram a uma casa para que pudéssemos descansar um pouco. Ansiosos, eles e nós, nos encontramos às 14h30 para dar início a nossa tarde vocacional.
A participação dos jovens foi muito boa. Propomos a eles o caminho para conhecer a casa de São José, lá em Nazaré, e a “casa” Congregação das Irmãs de São José:
1. Porta – Amor
2. Chão – Humildade
3. Mobília – Oração
4. Paredes – Escuta e Partilha
5. Telhado – Silêncio
6. Janelas – Vida comunitária
No domingo mostramos o caminho para responder ao chamado e seguir a Cristo. Falamos dos “Defeitos de Jesus”:
Primeiro defeito: Jesus não tem uma boa memória (Bom ladrão. A Pecadora. Filho Pródigo)
Segundo defeito: Jesus não sabe matemática (Ovelha perdida; 1=99)
Terceiro defeito: Jesus desconhece a lógica (10 dracmas)
Quarto defeito: Jesus é um aventureiro (Bem-aventurados)
Quinto defeito: Jesus não entende nem de finanças nem de economia (Operários da vinha)
(Tirado do livro: Testemunhas da esperança de François X.N. Van Thuan)
Falamos também da “Arte de amar”:
1.Ser o primeiro a amar
2. Amor a todos
3. Amar os inimigos
4. Amar dando a própria vida
5. Amar servindo
Não faltou animação, também assistimos alguns vídeos, como por exemplo: “Será que dá para viver no convento”? Abrimos espaço para perguntas, curiosidades e dúvidas sobre a vida religiosa.
Nestes dois dias de alegria, o ponto central foram os momentos de oração, o momento de encontro com Aquele que tanto nos ama.
Na despedida deixamos livros sobre o nosso Pai Fundador para, no próximo encontro, realizar um teatro sobre a vida dele.
Parabenizando os jovens de Capinzal acrescento que espontaneamente preparamos e gravamos um Flash mob que nos alegrou e animou para glorificar e seguir a Cristo, assim como somos, buscando sempre ser mais santos.
Que este encontro possa dar bons frutos na vida de todos que participaram e todos que estão lendo esta partilha. Assim seja.
Finalizando a nossa partilha gostaria ainda de acrescentar que enquanto estávamos com os jovens, Ir. Carol realizou uma formação para os Líderes da Pastoral da Criança. O tema do encontro foi “Líder-Servidor”. Todos refletiram as mais importantes características de um Líder da Pastoral.
Ir. Carol também apresentou a eles quais as doenças que atacam com frequência as crianças desta região, entre elas a pneumonia e falou de sua prevenção, deixando dicas de ação, práticas e concretas para os líderes.
Tags: Capinzal, encontro vocacional, Irmãs de São José, Juventude
Trackback from your site.