São Sigismundo
Ano Jubilar do 100º aniversário da morte de São Sigismundo Gorazdowski – Apóstolo da misericórdia
(01.01.1920 – 01.01.2020)
Desejamos anunciar com alegria que o ano de 2020 será um ANO DE JUBILEU em nossa Congregação. Celebrando o centésimo aniversário da morte de nosso Pai Fundador, agradeceremos a Deus pela pessoa do Pe. Sigismundo Gorazdowski – uma pérola do clero latino e olharemos novamente para a sua bela vida, que resultou em tão grande santidade.
Olhando para Cristo que se entrega pelo ser humano, São Sigismundo também quis amar como Deus ama. Ele entendeu que o amor verdadeiro se demonstra em oferenda e sacrifício, e que não há amor onde não há disposição para a oferta e o sacrifício (Regras, 134).
São Sigismundo, sempre procurou novas maneiras de traduzir a verdade sobre o infinito amor de Deus na linguagem do amor ao próximo. Para ele cada pessoa era seu próximo. Neles reconhecia a Face de Cristo. Para essas pessoas o Pe. Sigismundo abriu seu coração cheio de preocupação paternal e, pelo amor a Deus, estava pronto para ajudar quem precisasse. Ele sabia que a manifestação da verdadeira misericórdia não era apenas a eficiente ajuda, mas a capacidade de ser próximo do homem sofredor, solidário com ele, para que o gesto de ajuda não fosse sentido como esmola humilhante, mas como testemunho do amor de Deus, Sua Providência e misericórdia.
Testemunhas disseram que Pe. Sigismundo passou seus 75 anos de vida fazendo o bem, assim como seu Mestre Cristo. Depois de sua morte nos jornais de Lviv foi escrito: “No campo das organizações beneficentes católicas o Pe. Gorazdowski mereceu muito, adquiriu o direito de ser lembrado e agradecido(…). Que o monumento de bronze seja a lembrança do conteúdo da vida do Pe. Gorazdowski, fundamentado no lema: Eu era os olhos do cego e os pés do coxo, eu era o pai dos pobres (1629,15), que seja para ele uma coroa de louros as palavras do próprio Jesus: Bem–aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia (Mt 5,7)”.
Juntamente com toda a Igreja, nós Irmãs de São José, queremos agradecer principalmente a Deus pela vida de nosso Pai Fundador, e também queremos fazer todo o possível para que ele seja conhecido por muitos, não somente onde estamos e trabalhamos, isto é onde há uma Comunidade das Irmãs de São José, mas queremos ardentemente que a sua santidade extraordinária chegue a todos que estão distantes de nós. Acreditamos que através de nossas iniciativas no decorrer do ano de 2020, especialmente através dos meios de comunicação, isso será possível.
Abaixo, Você poderá acompanhar tudo o que estará acontecendo…
Convidamos Você, desde já, para junto conosco apreciar a vida de São Sigismundo e trilhar os seus caminhos rumo à santidade.