Creche
Nossa preocupação
A concepção de desenvolvimento do Centro de Educação Infantil Padre Sigismundo Gorazdowski, das Irmãs de São José, apóia-se no sistema de educação Josefita. Segundo São Sigismundo Gorazdowski, fundador da Congregação e Padroeiro do CEI, o fundamento dos ensinamentos são os valores humanos e cristãos. A tarefa dos Centros de Educação Josefita é colaborar com a família na intenção de educar a criança, sem, no entanto, assumir ou substituir a função própria da família, preocupando-se assim, com o desenvolvimento integral da criança, levando em conta seus aspectos físicos, psicológicos, afetivos, intelectuais e sociais.
Nosso Trabalho Educacional
A Educação Infantil oferece às crianças condições para que a aprendizagem ocorra em atividades rotineiras, como as brincadeiras e, também, naquelas provocadas por situações pedagógicas intencionais, orientadas e mediadas pelo professor, tornando-as significativas.
As atividades propiciam um espaço de vivência cultural significativa, no qual o fazer e o compreender se integram a um processo, em que a ação e a reflexão se realizam, tendo como finalidade, o desenvolvimento integral da criança.
A prática pedagógica deve ser organizada permitindo o estabelecimento de uma relação articulada entre os eixos de trabalho, de modo que não permita a fragmentação do raciocínio, trabalhando o conhecimento através da oralidade, da arte, do lúdico, da religião, das expressões (gráfica, corporal, gestual, musical) e da literatura, do jogo e do brinquedo, como formas de aprendizagem importantes a serem utilizadas com a criança, uma vez que articulam o conhecimento em relação ao mundo dela e ao mesmo tempo a ajudam a observar, respeitar e preservar o meio onde habitam.
O trabalho é aberto ao diálogo, construído de conhecimentos e valores pela e com a criança e possibilita criar relações democráticas no espaço escolar estimulando à criatividade, a autonomia, a curiosidade, ao senso crítico e ao valor estético e cultural.
Atividades pedagógicas realizadas no período da manhã
No período da manhã propiciamos às crianças momentos de interação entre as turmas, atividades lúdicas e jogos que promovam o desenvolvimento motor. As atividades pedagógicas estão voltadas para experiências sensoriais, expressivas, corporais, que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito/consideração pelos ritmos, desejos e necessidades do corpo; Como também experiências estéticas e expressivas com a música, dança e teatro.
Atividades pedagógicas realizadas no período da tarde
No período da tarde propiciamos às crianças experiências sócio afetivas, de planejamento, organização pessoal e social, cuidado com o coletivo, experiências que despertem a curiosidade acerca do mundo social e que levem a conhecer, produzir e inserir-se na cultura. Experiências de literatura: as crianças, a leitura e a escrita: experiências de narrativa, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. Experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas. Experiências que possibilitem o contato, o conhecimento, o cuidado (a preservação) da biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra.
Atividades Extracurriculares (Aulas especiais)
Atividades também ofertadas às nossas crianças são as aulas especiais: Ensino de Religião; Ballet; Judô; Inglês; Horta e Jardinagem; Musicalização;
Projetos
Durante o ano letivo trabalhamos igualmente com projetos que estão diretamente ligados aos conteúdos trabalhados com as crianças, sendo que, ao final do ano letivo apresentamos alguns dos trabalhos realizados pelas crianças, juntamente com suas Professoras, em nossa “Feira do Conhecimento”, momento no qual temos a integração com os Pais e Familiares de todas as nossas crianças.
Valores
Todas as atividades realizadas com nossas crianças priorizam os valores que contribuem para um melhor desenvolvimento de suas potencialidades, de modo que, buscamos também desenvolver no seio do grupo relações interpessoais baseadas em valores cristãos para desenvolver o surgimento de um indivíduo transformador de sua vida e de seu futuro.
Dentre essas atividades promovemos momentos onde as crianças entram em contato com a espiritualidade e a Religião Católica nas encenações realizadas nas festividades da Páscoa, Coroação de Nossa Senhora, Comemoração de São Sigismundo, Santas Missas com as crianças, Encenação do Presépio, no Natal, para que possamos, segundo o nosso Fundador e Padroeiro do CEI, cultivar na alma da criança a semelhança do Deus Vivo.
Método de avaliação:
Ao final de cada semestre serão entregues as atividades realizadas pelas crianças ao longo deste período, como também o parecer descritivo coletivo e individual. O portfólio é também um método de avaliação que adotamos e que acompanha cada criança até a sua saída do CEI.
VENHA NOS CONHECER!
- Atendimento às crianças de 1 ano e 6 meses a 05 e 11 meses;
- Convênio com o sistema Positivo de Ensino;
- Acompanhamento com Nutricionista;
- Amplos espaços para as crianças brincarem;
- Alimentação e todas as aulas especiais inclusas na mensalidade;
- Desconto para irmãos e para quem indicar um amigo;
O nosso ambiente foi feito com carinho pensando nas crianças!
Horário de atendimento às crianças:
Integral estendido: 7h30 às 19h
Integral: 8h às 17h
Intermediário: 6 horas no CEI, com horário flexível;
Meio período manhã: 7h30 às 11h30
Meio período tarde: 13h às 17h
“Quando a criança é feliz,
é mais fácil convencê-la
para a gratidão
e a gentileza”.
São Sigismundo Gorazdowski
Rua João Bettega, 1654 – Portão
Curitiba/PR – CEP: 81.070-001
Fone: 3329-4198 / 3229-6017
ceisigismundo@hotmail.com