Grupo de Oração de São José
São José, a vós nosso amor
Sede nosso bom protetor!
No Grupo de Oração de São José podem participar os católicos que desejem realizar sua vocação através de um caminho voltado à especial confiança a São José.
O Fundador da Congregação das Irmãs de São José – Padre São Sigismundo Gorazdowski (1945-1920), amava ardentemente a São José e experimentava seus cuidados especiais.
Com plena confiança entregou sob o seu patrocínio suas numerosas obras de caridade, que criava sob a inspiração do Espírito de Deus. Ele foi capaz de amar a Cristo, de uma maneira especial, percebendo-O no homem necessitado, que sofria. A oração, a fé viva e o amor por cada ser humano era para São Sigismundo uma fonte de força e a fonte para toda a ação.
Padre São Sigismundo, cativado pelo papel de São José, que Deus lhe tinha designado na Terra e no céu, escolheu-o como Padroeiro da Congregação, para que as Irmãs, aprofundando sua espiritualidade, sejam como ele, dedicadas às coisas de Deus, e sejam capazes de debruçar-se sobre toda a pobreza, que tantas vezes é a marca da vida humana. Sua devoção a São José levou muitas pessoas a entrarem neste caminho.
A Congregação das Irmãs de São José, durante os 134 anos de sua existência, experimenta constantemente um cuidado especial de seu Patrono, que chama de Pai. Realizando o seu apostolado de acordo com o lema: Coração em Deus, mãos ao trabalho, quer com o exemplo do seu Fundador, compartilhar como o pão:
- a sua confiança e amor por São José, e a convicção na eficácia das orações por sua intercessão;
- o carisma de caridade, que amplia o coração humano e traz a paz e o bem ao mundo;
Para esse fim, em meio aos devotos de São José, cria os GRUPOS DE ORAÇÃO DE SÃO JOSÉ (cf. Diretório nº 108). A essência do Grupo de Oração de São José, determinam os seus Estatutos. Os membros não fazem nenhum voto ou promessa.
O objetivo do Grupo de Oração de São José é uma participação mais plena na difusão do Reino de Deus com o exemplo e a intercessão de São José. Os membros do Grupo de Oração de São José, tentam imitar em sua vida São José em Sua confiança em Deus nas dificuldades da vida quotidiana, no amor e pelo cumprimento fiel da vontade de Deus, em Sua vida laboriosa, mergulhada em oração e amor a Jesus e a Maria. Pela palavra e pelo exemplo, desenvolvem em seu ambiente o culto de São José, através da celebração solene das festas de São José, através da especial devoção a São José em toda quarta-feira, e no mês de março, bem como pela oração diária a São José.
Unidos com o vínculo espiritual à Congregação, os membros dos Grupos estão tentando conhecer mais e introduzir-se no carisma e na espiritualidade da Congregação. Aceitam a corresponsabilidade por seu trabalho missionário e pela pastoral vocacional, através da oração, sacrifício e participação ativa, bem como participam nos frutos da oração e bens espirituais da Congregação.
Os membros do Grupo de Oração de São José na Polônia e no mundo atualmente formam uma Comunidade que conta com aproximadamente 1 mil membros, sendo que este número está crescendo constantemente.
Na Delegação Brasileira o GRUPO DE ORAÇÃO DE SÃO JOSÉ existe nas seguintes comunidades: Curitiba, Rio de Janeiro e São Luís – Aurora.
Peçamos a São José para que se espalhe cada vez mais o círculo dos corações preocupados com a glória de Deus e a honra de São José e para que estes desejem, por intercessão deste Protetor, aproximar o Reino de Deus ao mundo de hoje, que está sedento do amor e da misericórdia de Deus.
Oração de entrega à São José
Glorioso São José, eu vos amo e bendigo, em união com Jesus e Maria. Pai adotivo do Filho de Deus, Vós sois digno de ser louvado, venerado e invocado com especial amor e confiança, pelo primor das vossas virtudes, pela eminência da vossa dignidade, pela grandeza da vossa glória e pelo poder da vossa intercessão. Na presença da Santíssima Trindade, perante Jesus vosso Filho adotivo e Maria, vossa esposa imaculada e minha mãe amorosíssima, eu me entrego a vós, tomando-vos por meu pai, protetor e advogado junto a Jesus e Maria. Proponho firmemente, meu glorioso pai, nunca me esquecer de vós, honrar-vos todos os dias que Deus me conceder e fazer o que estiver em meu alcance para inspirar também a outros uma terna e sincera devoção para convosco. Dignai-vos, eu vos peço, glorioso São José, conceder-me a vossa proteção especial e admitir-me entre os vossos mais fervorosos servos. Vigiai sobre mim em todos os perigos e conservai-me o tesouro da pureza do coração. Em todas as minhas ações, trabalhos e sofrimentos assisti-me, favorecei-me junto a Jesus e Maria, e não me desampareis na hora da minha morte.
Lembrai-vos, São José, que com tanta confiança me entreguei a vós e rogai por mim agora e sempre. Amém.