A Delegação Brasileira

 

Delegação Braz

Olhando para o passado

São João Paulo II na sua encíclica “Redemptoris missio“, escreveu: Missões (…) renovam a Igreja, fortalecem a fé e a identidade cristã, dão a vida cristã novo entusiasmo e novo incentivo… Nenhum crente, nenhuma instituição da Igreja se pode esquivar deste dever supremo: anunciar Cristo a todos os povos. (n° 2 e 3)

A Congregação das Irmãs de São José, que comemorou em 1984 o 100° aniversário da sua existência, quis fazer um dom para a Igreja brasileira. Em 7 de dezembro de 1983 as quatro primeiras missionárias: Ir. Seweryna Wiejaczka, Ir. Arcádia Wazna, Ir. Inviolata Lesniak e Ir. Ilona Kolton,  partiram da Itália no navio Eugênio C, e depois de 14 dias de viagem chegaram ao Brasil, Terra de Santa Cruz. Padre Vicente Wrosz, verbita, responsável pela vinda das Irmãs para o Brasil, esperava por elas no porto de Santos e levou-as para a cidade de Curitiba-PR, onde ficaram hospedadas na casa Provincial das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, aprendendo a língua portuguesa. 

As Irmãs iniciaram o seu trabalho missionário no estado do Paraná, na pequena cidade de Rosário do Ivaí. Chegando a Rosário, as Irmãs foram tocadas pela grande pobreza humana. Para as Irmãs o mais tocante era a visão de crianças privadas da infância e de escolaridade, onde elas mesmas tinham de procurar meios de sobrevivência, muitas vezes mendigando pão, retirando-o do lixo ou recolhendo e vendendo latas e resíduos de papel. As Irmãs com grande entusiasmo empreenderam seu serviço missionário, desejando que através de seu coração e pelas suas mãos transbordasse a bondade e o amor de Deus. Se engajaram no trabalho pastoral e caritativo da paróquia, que contava com 36 capelas.

Além de dar catequese e de conduzir as celebrações da Palavra, as Irmãs organizaram um curso de corte e costura para mulheres, mostrando-lhes o caminho para ganhar o sustento para a vida.

As Irmãs também se envolveram na direção do recem construído hospital Santa Casa da Misericórdia, sendo responsáveis pela administração e pela enfermagem. O hospital também serviu como Posto de Saúde, ao qual durante todo o dia chegavam doentes das redondezas.  Logo depois, Ir. Seweryna assumiu a administração de todo o hospital.


Depois de quatro anos de serviço aos mais pobres, as Irmãs tiveram de deixar Rosário, por conta de múltiplas dificuldades, inclusive do sistema político. Durante a visita da Madre Estefânia Jaworska as Irmãs decidiram mudar-se para a cidade de Curitiba-PR. Em janeiro de 1988 as Irmãs chegaram a capital do estado do Paraná, morando no bairro Portão. Elas começaram a trabalhar no hospital Pequeno Príncipe” e no serviço aos mais pobres, nas favelas e nas pastorais na paróquia São Jorge, dirigida pelos Padres Marianos da Imaculada Conceição.

A casa das Irmãs em Curitiba tornou-se também o lugar de formação para as meninas brasileiras que desejavam entregar sua vida a Jesus, na vida religiosa.

Formação


Quando no ano de 1989 o número das Josefitas missionárias polonesas aumentou, foi criada mais uma Comunidade em Contenda-PR, uma cidade da região metropolitana de Curitiba. Os 5 000 habitantes deste município, naquela época, em sua maioria eram antigos imigrantes poloneses e suas famílias. As Irmãs iniciaram um trabalho também no hospital Municipal, em uma Creche e nas pastorais da paróquia. As Josefitas permaneceram ali até o ano de 2002. As Irmãs precisaram deixar o serviço aos doentes, pois às exigências da direção do hospital eram divergentes aos princípios morais cristãos.


Outra comunidade Josefita no Brasil foi criada no ano de 2000, ano do Grande Jubileu do 2000° aniversário do nascimento de Cristo. As Irmãs abriram uma Casa na paróquia de São Sebastião, Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, tendo um trabalho no Hospital São Vicente e o serviço de evangelização entre os moradores do morro do Dendê.

 

No ano da canonização de nosso Fundador, Padre São Sigismundo Gorazdowski, foi criada mais uma Comunidade missionária no Nordeste do Brasil, no estado do Maranhão, na cidade de Monção. Desde janeiro de 2005 as Irmãs se empenharam na Pastoral da Criança, na direção de uma creche e pré escola e atualmente trabalham nas pastorais da paróquia de São Francisco Xavier.

 


Curitiba.4 jpg

Como resultado da reorganização das estruturas da Congregação, com a decisão do Capítulo Geral de 1992, as três comunidades no Brasil formaram a Delegação Brasileira. Atualmente 21 Irmãs, Polonesas e Brasileiras, vivem o carisma da misericórdia em 6 comunidades, e se preparam também para a vida religiosa  3 postulantes (dados do ano de 2016).