Aurora, São Luís – Maranhão

 Capa
Missão em São Luís – Aurora

Em janeiro de 2011 a Congregação abriu uma nova Comunidade Josefita em São Luís, a Comunidade da Aurora. Localizada na Paróquia Imaculada Conceição, tem o objetivo de ser uma casa de acolhimento para as meninas que fazem seu discernimento vocacional na região Nordeste e futuramente se tornará a casa da primeira etapa de formação, para toda a Delegação.

Esta casa foi construída pelas Irmãs da Purificação. Por alguns anos, porém, foi alugada para as Irmãs de Caridade de Montreal. Na Solenidade da Imaculada Conceição, em dezembro de 2010, foi finalmente comprada por nós, e dedicada à Virgem Maria. Em janeiro, duas Irmãs chegaram de Curitiba à nova casa e deram início a uma reforma geral, pois durante 9 meses a casa estava abandonada. 


Slide15

Slide14

18.03.2011 a benção da casa

                      18.03.2011  Bênção da casa


Em agosto do mesmo ano chegou à Comunidade mais uma Irmã: Ir. Joana, que iniciou o seu trabalho na secretaria do Instituto Divina Pastora, onde trabalhou por 3 anos. 

Slide6 DP

Ir. Joana com jovens do Colégio Divina Pastora

Ir. Joana com os jovens do Colégio Divina Pastora

No ano de 2012 as Irmãs iniciaram seus trabalhos pastorais na paróquia Imaculada Conceição, na coordenação da catequese e no Instituto de Ensino Superior do Maranhão – IESMA.

Slide7 Slide10

Ir. Beise e ir. Luíza nos pastorais

      Ir. Beyzyma e Ir. Luiza no trabalho pastoral

Slide1

Slide22

Ir. Beise como professora da IESMA

      Ir. Beyzyma como professora do IESMA


A partir do ano de 2015 as Irmãs assumiram um novo compromisso: a administração da Casa Arquidiocesana de Retiros “Oásis”. 

                  Slide19      Slide18

Atualmente a Comunidade conta com 3 Irmãs Josefitas:

Ir. Luiza a partir do ano de 2012 trabalha como coordenadora da catequese na paróquia da Imaculada Conceição-Anil. Ela também faz encontros de catequese para os jovens que se preparam para receber o sacramento da Confirmação. Uma vez por semana a Irmã leva a Santa Comunhão aos doentes e idosos. Desde o ano de 2015 ela também ajuda a Ir. Salwatoris nos trabalhos da Casa de Retiros „Oásis”.

Ir. Beyzyma trabalha desde o ano de 2009 como professora no IESMA. Ela é responsável também pela animação da catequese e da formação dos catequistas, bem como é responsável pela catequese dos adultos e pela preparação para o sacramento do batismo na paróquia do Anil. Além disso a Irmã prepara também individualmente os jovens e adultos para o batismo. Seu trabalho se estende também ao preparar os futuros Ministros Extraordinários da Comunhão. Ela preside as celebrações da Palavra, leva a Santa Comunhão aos doentes e idosos e ministra cursos, palestras e retiros em várias paróquias. A partir do ano de 2015, quando na Comunidade foi criado o Grupo de Oração de São José, ela assumiu a responsabilidade pela formação deste Grupo.  

Ir. Salwatoris: se dedica ao trabalho na Casa Arquidiocesana de Retiros „Oásis”. A Irmã é responsável pela administração e manutenção da casa. Abrange também com o seu cuidado os funcionários do „Oásis” dando-lhes apoio espiritual e material.

  • Slide20
  • Slide5
  • Slide9
  • Slide27
  • Slide28
  • Slide24
  • Slide37
  • Slide29
  • Slide26
  • Slide21
  • Slide25
  • Slide23
  • Slide37
  • Slide8

As Irmãs da Comunidade da Aurora, de modo geral, ajudam na formação religiosa e teológica na paróquia da Imaculada Conceição. Assim no ano de 2015 foram batizadas 90 pessoas (jovens e adultos); Receberam a Primeira Comunhão 250 pessoas e 180 o Sacramento da Confirmação. Juntamente com a ajuda espiritual aos doentes e idosos, aos quais levam à Santa Comunhão, elas levam a assistência material. As Irmãs  organizam e levam aos necessitados medicamentos e cestas básicas de alimentos.  

Com a ajuda do Grupo de Oração de São José, as Irmãs na medida do possível, ajudaram a comprar roupas, fraldas, um berço e as demais coisas necessárias para a neta de uma funcionária do Oásis, bem como procuraram facilitar o tratamento hospitalar a um rapaz de 29 anos de idade, que foi baleado na coluna e está inválido para o trabalho.

Slide38 Slide36

   Slide4