Cidade Olímpica, São Luís – Maranhão
Missão em São Luís – Cidade Olímpica
São Luís é a capital de um dos estados mais pobres do Brasil. As Irmãs Josefitas que aqui vivem, estão morando na periferia da cidade, em um bairro de invasão chamado de “Cidade Olímpica”. Este nome provém do fato de que famílias inteiras migraram para o local ocupando os terrenos da periferia da cidade. Há treze anos o bairro foi oficialmente registrado. Atualmente residem no bairro cerca de noventa mil pessoas.
Neste bairro onde residem nossas Irmãs, como em muitos outros, em seu início não possuía eletricidade, água, esgoto, estradas de asfalto… Atualmente a situação melhorou um pouco, tendo eletricidade e água (ainda que escassa). Infelizmente não há sistema de esgotos, sendo assim a sujeira “corre” pelas ruas. Durante a estação das chuvas, em um piscar de olhos as “ruas” alagam com correntezas de água que transportam tudo o que é imaginável. As casas nestes bairros são construídas de tijolos (a maioria não rebocada), ou de barro, coberta com ramos de palmeira. As mulheres geralmente cuidam da sua família e das casa e os homens, quando tem “sorte” encontram trabalho permanente, caso contrário, trabalham ocasionalmente. Muitos homens trabalham em uma pedreira, fazendo todo o seu trabalho com as mãos, sem o uso de dinamites.
Em 2005 foi inaugurada na “Cidade Olímpica” a paróquia da Santíssima Trindade. Atualmente lá trabalham Padres italianos da Diocese de Verona. Pertence à paróquia 7 capelas.
Desde janeiro de 2008, três Irmãs Josefitas, iniciaram sua missão nesta paróquia. Uma das Irmãs auxilia nas capelas: do Espírito Santo, Assunção de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Outra Irmã auxilia nos trabalhos pastorais na igreja matriz e na capela de Santa Luzia. A terceira Irmã faz o trabalho apostólico na capela de Jesus Misericordioso, Santa Ana e São Brás.

Chegada e trabalho nas Capelas da paróquia
As Irmãs estão envolvidas na catequese, na pastoral com as crianças e jovens, ajudam a preparar a liturgia, fazem formação para os ministros eucarísticos, visitam as famílias. Ao mesmo tempo, estão inseridas no projeto PEO (Projeto de Educação e Orientação), para as crianças que têm dificuldades de aprendizagem.
A partir do ano de 2009 uma das Irmãs, como parte da nossa evangelização, partilha o seu conhecimento teológico com os alunos do Instituto de Estudos Avançados (IESMA). Nesta faculdade, os seminaristas de 12 dioceses, bem como os leigos, estudam filosofia, teologia e conhecimento religioso. A Irmã leciona introdução à teologia, antropologia e mariologia.

Ir. Beyzyma no IESMA
Seguindo os passos de São Sigismundo Gorazdowski, Fundador da Congregação, as Irmãs tentam “Ser tudo para todos, para salvar pelo menos um”.