Padroeiros

As Irmãs entregam-se a Deus tendo como modelo Maria Imaculada e os Padroeiros da Congregação: São José, São Francisco de Assis e Santa Isabel, como também seu Pai Fundador, São Sigismundo Gorazdowski.

 

Imaculada

MARIA, MODELO PERFEITO DE SANTIDADE

A Mãe e a Senhora, e ao mesmo tempo a Mestra e o modelo perfeito de santidade para as Irmãs é a Imaculada Virgem Maria. As Irmãs devem amar com amor filial a Mãe de Deus e nossa, e devotar-lhe a veneração que lhe dedicavam o Filho de Deus e também São José, seu virgem Esposo. O profundo laço de união com Maria constitui o caminho privilegiado para a fidelidade à vocação recebida e uma ajuda muito eficaz para nela progredir e vivê-la em plenitude. (cf. VC 28). Por isso, na medida do seu amadurecimento interior, as Irmãs se entregam a Ela como propriedade total. Maria lhes ensina a entrega total a Deus através da vida na família religiosa.


Jose 1

PADROEIRO PRINCIPAL

O Padroeiro principal e o Pai da Congregação, a quem ela deve seu título e cujo espírito deseja imbuir, é São José, Varão Justo, Esposo da Imaculada, Pai adotivo do Filho de Deus, Cabeça e Sustento da Sagrada Família, Protetor da Igreja. A união máxima, depois de Maria, de São José com Cristo, bem como a entrega total da vida a serviço da Sua missão salvífica, constituem para as Irmãs o modelo e o ideal da consagração vivenciada.


Fransisco 2

 

TRAÇO FRANCISCANO DA ESPIRITUALIDADE

Mestre, modelo e padroeiro da Congregação é igualmente São Francisco de Assis, que ensina às Irmãs: 

O amor seráfico que assemelha a Cristo crucificado, animado pela contemplação dos mistérios da Encarnação, da Cruz, da Eucaristia;

O total esquecimento de si próprio e a renúncia decidida a tudo por Cristo;

A fraternidade com todas as pessoas e a união alegre com o mundo todo;

A exemplo de São Francisco, devem olhar para o mundo com o olhar da fé, descobrindo nele os vestígios da sabedoria, do poder, da bondade de Deus. Devem cultivar a alegria, que é um fruto do Espírito Santo, fortalecendo-a pela contemplação da obra da criação, da redenção, pela esperança na participação da felicidade eterna.


PADROEIROS DAS OBRAS DA CARIDADE

Fundador

Olhando para São Sigismundo que do amor a Cristo fez a base do seu ministério de misericórdia realizado com grande bondade e mansidão, no espírito de sacrifício e constância da vontade, virilmente superando as dificuldades, as Irmãs haurem exemplo para um trabalho cheio de entusiasmo e de coragem, perseverança e paciência nas contrariedades e doenças e confiança na eficácia da oração. (Cf. decreto sobre a heroicidade das virtudes de São Sigismundo Gorazdowski).

S. Elisabete 2

Um exemplo de generoso e desinteressado serviço em favor das pessoas que sofrem é também para as Irmãs Santa Isabel da Hungria. O exemplo do seu serviço humilde, paciente, cheio de amor em favor dos pobres, dos doentes, deve estimular as Irmãs ao fortalecimento do espírito, à dedicação e à generosidade diante dos necessitados.