Camarões

_kamerun2

 

Missão em Omvan 

Em 1996 as Irmãs chegaram a uma missão abandonada, há três anos, em OMVAN.

75

Três anos depois, foi transferida para OMVAN a casa do Noviciado da Delegação Africana.

Nesta etapa de formação as noviças  se preparam por dois anos para a Primeira Profissão Religiosa, aprofundando a vida de oração e participando de palestras e sessões de formação intercongregacionais. 

As Irmãs respondem às necessidades da população local através da realização de vários serviços entre os pobres.

23Uma situação difícil de crianças pequenas inspirou às Irmãs para abrirem uma Creche em um dos prédios da missão. As crianças vêm para a creche com seus irmãos mais velhos, que os esperam de braços cruzados, até o final das atividades. 

24

Desde o início do funcionamento da Creche, as crianças a frequentam com boa vontade, percorrendo alguns quilômetros debaixo do calor do sol ou da chuva, porque se sentem bem sob o cuidado das Irmãs. As atividades são interessantes e as brincadeiras com pneus e com pedaços de madeira, que cumprem as funções de balanços e peças de montar, trazem para eles muita alegria.

Nesta missão funciona também um Posto de Saúde, com um laboratório e um posto de maternidade, onde as Irmãs proporcionam assistência médica para a população. Quando necessário, transportam os pacientes para o hospital em Iaundê.

76 25 77

 


Missão em Iaundê

A convite da Administração do Hospital Central em Iaundê, as Irmãs da Congregação assumiram o trabalho de enfermagem, em setembro de 1999. Este trabalho é a principal forma de apostolado desta comunidade.

As Irmãs trabalham em diferentes departamentos no Hospital: reanimação, emergência e cirurgias. De maneira toda especial, acolhem os mais pobres e abandonados, desamparados e sem dinheiro para o tratamento. Dentre estes “pobres” estão muitas vezes os idosos que precisam de um banho, roupas limpas, alimentos e tratamento de saúde. As Irmãs também cuidam de pacientes trazidos e abandonados no hospital, que são principalmente “bandidos” e “ladrões”, aos quais a população “já fez justiça”, e por isso, na maioria das vezes, chegam ao hospital em estado grave. 

27  29

 

28

No território do hospital há uma grande capela, onde o sacerdote capelão celebra a Santa Missa diariamente, e, em seguida, visita regularmente os doentes. As Irmãs também fornecem ajuda espiritual para os doentes. Elas cuidam da capela do hospital e cooperam com o padre no cuidado pastoral dos doentes, bem com as famílias que visitam os doentes.

 

 

 

Na medida do possível, as Irmãs também ajudam as pessoas pobres que lhes pedem a ajuda

31 30


Missão em Nyombé

A Comunidade das Irmãs em NYOMBÉ existe desde o ano de 1997. O trabalho de enfermagem e a evangelização são as principais áreas da realização do carisma de caridade nesta missão.

Elas trabalham no hospital dirigido pelos Cavaleiros de Malta e na farmácia hospitalar.

34 3332

Muitos são os pacientes do hospital infectados com o vírus do HIV. Cuidando do corpo, as Irmãs não esquecem do que é o mais importante: a alma. Assim, rezam com os pacientes e por eles, preparam-lhes para os sacramentos, acompanham os agonizantes na passagem para o encontro com Deus. As Irmãs abrangem também com o cuidado espiritual os funcionários que trabalham no hospital. Com um cuidado especial cercam os pobres, fornecendo-lhes medicamentos e outras coisas de que necessitam. Também visitam os doentes em suas casas, levando-lhes assistência espiritual. As Irmãs estão envolvidas nas pastorais da paróquia, que é dividida em sete distritos. Uma Irmã participa das reuniões das Comunidades de um distrito, durante às quais discutem as necessidades das pessoas deste território e as maneiras de lidar com estas dificuldades. Além disso, as Irmãs dão catequese na paróquia e em uma Creche católica, animam os grupos paroquiais, ajudam na formação de jovens estudantes e zelam igualmente pelos paramentos litúrgicos da igreja.

35 36 78 79

Veja mais: http://jozefitki.pl/afryka/kamerun.htm