República do Congo

Missão em OYO

 

_kongo1

 

 

A missão em OYO, uma cidade da República do Congo, banhada pelo rio Alima, é a primeira Comunidade missionária da Congregação das Irmãs de São José na África. Ela foi fundada em 11 de novembro de 1975. O trabalho das Irmãs nesta missão é muito diverso, assim como são diversas as necessidades do povo.

As Irmãs têm ali uma Creche, sob o patronato de São José, e a Escola Primária Católica de Santa Radegunda. Também são responsáveis ​​por uma biblioteca na escola, permitindo assim que as crianças e os jovens façam uso da literatura escolar e religiosa.

As Irmãs fazem a catequese na escola e na paróquia e participam em viagens de evangelização para aldeias vizinhas. Dão assistência médica, como enfermeiras, e apoiam as pessoas materialmente pobres.

7 8 91 92

São responsáveis também por um grupo paroquial de meninas, chamado “ELIZA”, para meninas com idade entre 10 a 15 anos. Como parte da formação deste grupo, as Irmãs preparam muitas destas meninas para o Sacramento do Batismo.

10

Um dia especial, de serviço aos doentes em casas particulares, e às vezes no hospital, é a quinta-feira de cada semana. Muitos dos pobres que diariamente visitam a casa das Irmãs recebem comida, roupas e remédios.


Missão em Brazzaville 

A Comunidade missionária em Brazzaville, capital do Congo, existe desde 1981. Seguindo o exemplo do Padre São Sigismundo, as Irmãs estão ali servindo “aos pobres de Cristo” por meio do trabalho da enfermagem, educação e evangelização.

83 67

O trabalho de enfermagem é exercido no posto de neurologia do Hospital Universitário (CHV), onde se encontram pessoas com paralisia parcial ou completa. Muitos destes doentes são afetados pela AIDS. Além do cuidado das enfermeiras, as Irmãs levam-lhes o apoio espiritual através da oração e mostrando o amor de Deus e o valor salvífico do sofrimento. As Irmãs estão  envolvidas também juntamente com médicos, enfermeiros e leigos no Movimento Pró Vida.

A cerca de 7 km de distância de Brazzaville, nas periferias da cidade, há um hospital para leprosos. A Irmã chega lá diariamente para restaurar a autoestima dos doentes, dar-lhes esperança para sua recuperação. Além da assistência médica e espiritual, engaja-os em vários trabalhos, como, por exemplo: na produção de velas, ajudando-os desta forma a ganhar dinheiro para suas próprias necessidades.

1370

O prédio onde fica esta missão é o mesmo da Creche católica dirigida pelas Irmãs. Esta creche atende mais de 100 crianças de 3 a 5 anos, onde adquirem o conhecimento básico sobre o mundo e ingressam no caminho da fé. Neste trabalho estão envolvidas também pessoas leigas. 

Catequizar é o trabalho privilegiado das missionárias na Capital. Nesta obra estão envolvidos também os leigos (cerca de 40 pessoas). As Irmãs lhes ajudam anteriormente em sua formação, ministrando-lhes cursos. Todos os anos, a evangelização chega a mais de 800 pessoas. As Irmãs cercam com o cuidado também as crianças de rua e zelam pela comunidade católica em Makabandilou, situada a 30 km ao norte de Brazzaville.

71 68

Outra forma de evangelização é também uma loja de lembranças, mantida pelas Irmãs. Além de poderem comprar objetos religiosos, as pessoas podem ouvir ali sobre o amor de Deus.


Missão em Gamboma 

A Missão em Gamboma foi assumida pelas Irmãs em 1983, após as Irmãs da Sagrada Família d`Amiens. Nesta casa foi organizada a formação das Josefitas Africanas. Em setembro de 1999 o Noviciado foi transferido para Camarões, e a casa em Gamboma tornou-se um lugar para a formação das Irmãs postulantes. 

17 A formação no Postulado dura 2 anos. No primeiro ano as meninas completam a formação humana e cristã através da oração, do trabalho e de palestras. Elas também estão envolvidas na pastoral paroquial. 

As irmãs ministram catequese na paróquia e nas aldeias vizinhas, duas vezes por semana, ministram aulas para as crianças na Creche e cuidam de crianças de famílias pobres.

No segundo ano do Postulado são enviadas para um tempo de “prática” em nossas Comunidades missionárias, bem como dão continuação ao programa de formação.

18Em Gamboma funciona também a Escola Católica de São José, de ensino fundamental e ginásio, com mais de 300 alunos, sendo responsável por ela, uma Irmã Josefita. Atualmente, a educação no Congo é uma enorme oportunidade para a evangelização, pois chegam às escolas alunos de várias religiões, sendo apenas 30% deles católicos. A presença das Irmãs na escola é uma missão muito especial.

 

215 19

 

21688

 

O trabalho das Irmãs em Gamboma é também de apostolado na Paróquia:

  • Animação do grupo Legião de Maria para adultos, aprofundando a vida de fé e o entrosamento nas atividades apostólicas e caritativas.
  • Animação do Grupo Juventude de Luz, onde a forma de apostolado é a evangelização da juventude pela juventude.
  • Catequese na paróquia, preparando os jovens para o Sacramento da Confirmação.
  • Animação do Grupo Infantil de Oração de São José.
  • Cuidado de crianças e famílias pobres.
  • Cuidado espiritual dos doentes em hospitais.

20 21

 As Irmãs também costuram e bordam paramentos litúrgicos para ajudar a suprir as necessidades da Igreja do Congo. 

 

Ver mais: http://jozefitki.pl/afryka/kongo.htm