Gabão

_gabon1

A decisão sobre a criação da Comunidade Josefita em Libreville, foi tomada em 2005, no ano da canonização do Padre Fundador da Congregação das Irmãs de São José, São Sigismundo Gorazdowski. Depois foi criado, com base na “Fundação Albertine Bongo Ondimba” (FAABO) um Centro de formação para mães solteiras. Com a chegada das Irmãs o nome do centro foi mudado para  “Centro de São José”.

As três primeiras Irmãs de São José: Ir. Damiana Rojek, Ir. Rachel Lerch e Ir. Antoinette Ngalula, chegaram a Libreville em 26 de setembro de 2007. Deve-se acrescentar que Libreville é a capital e a maior cidade do Gabão, centro da indústria e do comércio. Conta com aproximadamente cerca de 580 mil habitantes.

260 257

261

Em janeiro de 2009, foi inaugurado oficialmente um Jardim de Infância. Ele é dirigido por Ir. Claire Mayetela. Todos os anos cresce o número de matrículas das crianças. As necessidades são grandes  e as Irmãs fazem o possível dentro das possibilidades dadas a elas pela Direção da FAABO. Embora o ensino seja da doutrina católica, os pais de outras religiões enviam seus filhos para o Centro, porque o nível dos professores e da educação supera o nível do Estado.

231 232

236

Ir. Antoinette organiza um curso de corte, costura e bordado para as meninas e mães solteiras. 

238 (1) 240

Aos moradores da redondeza, que não possuem recursos financeiros suficientes para tratar de sua saúde e não tem acesso ao centro da cidade, tiveram início também, em equipados consultórios médicos, consultas com especialistas: dentistas, oftalmologistas, ginecologistas, pediatras, por uma taxa simbólica. O inestimável papel aqui é também o da Irmã Enfermeira.

244 247

Para estabelecer contatos mais estreitos com a população, as Irmãs vão às aldeias aos domingos e feriados, especialmente em busca daqueles que mais precisam de ajuda.

As Irmãs incentivam também o povo à participação na Missa dominical e nos Sacramentos, pois um número muito grande de pessoas batizadas vai para as seitas nas aldeias próximas, muitas vezes, devido à incapacidade de chegar à igreja que é distante.

248 251 254

Ver mais: http://jozefitki.pl/afryka/gabon.htm