São José, o Pai que ajudou Jesus crescer em graça

d4e852963cbba658ae6ec29685b2dcb0

 São José, o Pai que ajudou Jesus crescer em graça.   

Crescer sob o olhar de São José! Que bela expressão usa o Papa São João Paulo II para mostrar que o crescimento de Jesus aconteceu no ambiente do Lar de Nazaré, aos cuidados de Maria e de José.

Nas edições anteriores das Sementes Josefinas tratamos do crescimento de Jesus em estatura e sabedoria e como José contribuiu com este crescimento. Trataremos hoje do crescimento na graça. Alguns formadores nos ensinam que é estranho falarmos no “crescimento” de Jesus na “graça” pois Ele sempre foi verdadeiramente Deus e por isso, nos ensinam, não tinha necessidade e nem como crescer nEle a graça, e que ele sempre a teve em plenitude. Assim sendo, vejamos como José e Maria ajudaram a Jesus na crescente manifestação da graça. Ouçamos o Papa Francisco.

Olhemos para José como o modelo do educador, que protege e acompanha Jesus no seu caminho de crescimento, «em sabedoria, idade e graça», como reza o Evangelho de Lucas (2, 52).

Quanto à dimensão da «graça», diz São Lucas, referindo-se a Jesus: «A graça de Deus estava sobre Ele» (2, 40). Aqui, certamente a parte reservada a São José é mais limitada do que aos âmbitos da idade e da sabedoria. Todavia, seria um erro grave pensar que um pai e uma mãe nada podem fazer para educar os filhos a crescer na graça de Deus. Crescer em idade, crescer em sabedoria, crescer em graça: este é o trabalho que José levou a cabo em relação a Jesus: fazê-lo crescer nestas três dimensões, ajudá-lo a crescer. José fê-lo de um modo verdadeiramente único, insuperável. Com efeito, ele tinha desposado a mulher «cheia de graça» (Lc 1, 28), e sabia bem que Jesus tinha sido concebido por obra do Espírito Santo. Portanto, neste campo da graça, a sua obra educativa consistia em secundar a obra do Espírito no coração e na vida de Jesus, em sintonia com Nossa Senhora. Este âmbito educativo é o mais específico da fé, da oração, da adoração e da aceitação da vontade de Deus e do seu desígnio. Também e sobretudo nesta dimensão da graça, José educou Jesus primariamente com o exemplo: o exemplo de um «homem justo» (Mt 1, 19), que se deixa sempre guiar pela fé, e sabe que a salvação não deriva da observância da lei, mas da graça de Deus, do seu amor e da sua fidelidade.

Conforme este seu pronunciamento o Papa Francisco destaca, portanto, quatro aspectos da formação que São José providenciou para Jesus para ajudá-lo a crescer na graça de Deus: educar para a fé, a oração, a adoração e aceitação da vontade de Deus. Reflitamos e peçamos a Deus que a sua graça se manifeste nas pequenas grandes coisas do dia a dia, como a oração do Pai Nosso.

Educar para a fé. 

Como disse o Papa, José educou Jesus primariamente com o exemplo: o exemplo de um «homem justo» que se deixa sempre guiar pela fé, e sabe que a salvação não deriva da observância da lei, mas da graça de Deus, do seu amor e da sua fidelidade.

Educar para a oração. 

José e Maria educaram Jesus para a oração constante e confiante. E educaram sobretudo pelo exemplo e pela meditação da Palavra, sobretudo os Salmos. No convívio do Lar de Nazaré Jesus entendeu que Deus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente Pai. E não apenas Pai de seus pais, do seu povo ou de Si mesmo, mas de todos. Deus é o NOSSO e verdadeiro Pai.

Santo Agostinho nos ensina que a oração do Pai Nosso é a mais perfeita das orações.

Depois de ter mostrado como os Salmos são o alimento principal da oração cristã e convergem para as petições do Pai-nosso, Santo Agostinho conclui: «Percorrei todas as orações que existem na Sagrada Escritura; não creio que possais encontrar uma só que não esteja incluída e compendiada nesta oração dominical (oração do Pai Nosso)», e, «a oração dominical é a mais perfeita das orações […]. Nela, não só pedimos tudo quanto podemos retamente desejar, mas também segundo a ordem em que convém desejá-lo. De modo que esta oração, não só nos ensina a pedir, mas também plasma todos os nossos afetos» (Catecismo da Igreja Católica. 2762-2763)

Aprendamos com São José o quanto é importante, para a formação e o crescimento dos filhos, eles poderem rezar como eles, com eles e por eles.

Educar para a adoração.

Foi muito importante para a formação e o crescimento de Jesus Ele ter aprendido, desde pequeno, como seus pais respeitavam e adoravam a Deus. No Templo e no Lar de Nazaré. Nos dias de hoje, em que José e Maria continuam orientando seus filhos para a contemplação e a adoração, mas o centro agora é Jesus, e em especial Jesus presente verdadeiramente na Eucaristia, peçamos ao Santo Casal que nos ajude a adorar, comungar e agradecer com a dignidade que Jesus merece.

Educar para a aceitação da vontade de Deus e do seu desígnio.

Aprendamos com São José o quanto é importante, para a formação e o crescimento dos filhos, eles perceberem que o pai e a mãe confiam em Deus e em sua Divina Providência.

Peçamos com insistência e confiança: “Indica-nos, ó José, o caminho, sustenta-nos a cada passo e conduze-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos”.

Texto original: Clique aqui