Obras escritas e fundadas por São Sigismundo Gorazdowski

Publicações:

Catecismo da Santa Igreja Católica para o povo: No ano de 1875, iniciando seu trabalho pastoral como administrador em Bukaczowice, publicou esse importante subsídio para ajudar as crianças do local nos encontros de catequese. Nesse Catecismo, além da doutrina da Igreja Católica, haviam fatos bíblicos do Antigo e Novo Testamento, as principais orações do cristão, as orações da Santa Missa e alguns cantos. Por isso, várias outras localidades começaram a adotá-lo, sendo, inclusive, indicado como o melhor Catecismo pelo Consistório Episcopal de Przemysl, em 1884.

Miosótis. Conselhos e admoestações para a juventude feminina: Publicado em 1876, trazia ensinamentos para as meninas, destinados à vida toda.

Conselhos e admoestações para a vida toda. Lembrança para a juventude masculina no final dos estudos: Também publicado em 1876, trazia orientações para os meninos. Essas duas publicações exerceram uma importante influência sobre a juventude cristã.

Bonus Pastor: Em 1877 por iniciativa do Pe. Sigismundo inicia-se a publicação da Revista Bonus Pastor, dedicada aos sacerdotes.

Obras:

Casa do Trabalho: Fundada em 1882 pelo Pe. Sigismundo, era destinada a acolher os mendigos que desejavam recuperar a dignidade através do trabalho. Nesta casa os homens aprendiam marcenaria, trabalhavam na horta e cuidavam dos animais. As mulheres costuravam e faziam os demais serviços da casa. O Pe. Sigismundo não esqueceu da assistência espiritual para as pessoas que aí moravam, por isso, através da catequese e da assídua participação nos sacramentos, os auxiliava. O que era produzido na Casa do Trabalho era vendido e cada pessoa recebia um pequeno salário para as suas despesas.

ct

Cozinha Popular: Também em 1882 teve início a Cozinha Popular, outra obra surgida do coração de pastor do Pe. Sigismundo. Nesse lugar os almoços eram vendidos por um valor simbólico ou simplesmente fornecidos de graça.

Congregação das Irmãs de São José: Surgiu em 17 de fevereiro de 1884, em Lvóv, através dos esforços do Pe. Sigismundo. A Congregação surgiu para ajudar o Pe. Sigismundo com as obras por ele fundadas. Foram cinco as primeiras Irmãs que receberam o hábito religioso, dando início à Congregação das Irmãs da Caridade de São José.

congregacao

Instituto São José para incuráveis e convalescentes: No mesmo ano, dando abertura ao seu zelo pastoral surgiu, por iniciativa do Pe. Sigismundo o Instituto São José para Incuráveis e Convalescentes, pois os hospitais não aceitavam os doentes por mais de seis semanas, independentemente da cura ou não do paciente. Para atender a essas pessoas o Pe. Sigismundo contava com a preciosa dedicação das Irmãs de São José. Essa foi uma das obras mais caras ao Pe. Sigismundo, pois o próprio Senhor diz: “estive doente…”

nv

Internato São Josafá: Para os estudantes pobres da Escola de Pedagogia o Pe. Sigismundo fundou em 1886 o Internato São Josafá, onde os estudantes além das condições para o estudo, também podiam contar com o auxílio espiritual.

sje

Instituto Menino Jesus: Em 17 de fevereiro de 1892 a cidade de Lvóv foi presenteada com o Instituto Menino Jesus que acolhia as crianças abandonadas e também as mães solteiras que quisessem criar os seus filhos. Até 1920 o Instituto já havia prestado assistência há três mil crianças.

mj

Escola Católica Polono-Alemã: Surgiu em 1903, da dedicação do Pe. Sigismundo em dar às crianças a oportunidade de aprenderem a língua alemã, mas sem descuidar da língua materna. A língua alemã era necessária para quem desejasse seguir a carreira pública ou militar.

Sociedade das mulheres operárias: Fundada em 1903 para ajudar as costureiras pobres de Lvóv.